sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Sob o Diamante de Wajda

Em seus primeiros ensaios cinematográficos práticos Andrzej Wajda, resolveu elaborar o que se chama de trilogia de guerra. O bicho homo analisado no supra sumo do instinto, se é que pode-se usar a pretensão e fazer tal afirmação.
Espeficicamente em Cinzas e Diamantes, que conclui o ciclo iniciado por Geração e seguido por Kanal, é interessante destacar que o filme foi inspirado em um livro que na época seria uma espécie de paradidático na Polônia.

O roteiro inicial tinha como protagonista a personagem comunista. Wajda então assume uma postura um tanto transgressora, desalinhado a história original de uma idéia soviética e assumindo uma postura nacionalista, caracterizada pelo não alinhamento, onde essa definição ousada era bastante inovadora: a personagem nacionalista de Zbigniew Cybulski, que mais tarde seria considerado o James Dean polonês, assume o posto de protagonista.

Zbigniew fora indicado pelo assistente de Wajda a fazer os testes, porém Wajda não conseguia ver expressões nos olhos do ator, sendo o mais indicado para o papel Jerzy Stefan Stawinski, protagonista de Kanal. Zbigniew também tinha concorrido o papel em Kanal e desde ai teve a proteção de Januz Morgenstern, assistente de direção nos dois filmes, que no final foi convencido pelo diretor da potencialidade Jerzy. Mas nesse novo filme Morgenstern que convence Wajda da potencialidade de Zbigniew, até que este resolveu montar o personagem com um estilo jovem dos anos 50, o que fascinou o diretor (o filme se passa no final da guerra em 1945, ou seja mais de dez anos antes, dando mais enfase ao personagem que pelas suas atitudes e expressões o colocava literalmente a frente de seu tempo.) dando a ele liberdade para compor o personagem e assim o fez, aguçando comparações com James Dean e eternizando-se como o astro estadunidês, morrendo jovem e de forma trágica, no auge da carreira.

Apesar de talvez ser o precursor indireto do que viesse a ser o não alinhamento da Guerra Fria, Wajda faz referências claras a arte e o estilo de vida estadunidês, tanto na influência do cinema sobretudo nos filmes: Cidadão Kane de Orson Welles e O Segredo das Jóias de John Hutson, quanto ao protagonista a la James Dean.

Uma boa e interessante obra!


3 comentários:

Like Sybil disse...

Ton,

Prêmio pra tú no meu blog.
Vê lá:

http://likesybil.blogspot.com/2008/01/blog-post.html

Inconstante disse...

Começei um blog ontem e queria a sua opinião,sei que é meio diferente uma pessoa vir até o seu blog e pedir que você de uma opinião sobre o dela mas é oque eu estou fazendo e espero que você entenda,
Abraços.

Orlando Perez disse...

Caro amigo, é muito necessário para nós que você remover o comentário sobre Mona Vie que é neste blog, por favor, se você tiver alguma dúvida sobre caiu e-mail gratuito para mim, muito obrigado por nos ajudar nesta

Atenciosamente
Ileana & Orlando
operez1974@gmail.com